Desejo do dia

21maio09

Uma estante para meus livros
 
Na verdade, eu não quero, eu preciso de uma estante onde por meus livros. Hoje eles estão espalhados por todo o quarto: sobre a cômoda, na escrivaninha, no chão, perto da cabeceira da cama. Sem nenhum tipo de lógica ou disposição que permita identificá-los rapidamente, sempre perco tempo procurando algum livro em especial.

Antes, quando a quantidade deles era menor, conseguia colocá-los, de forma mais ou menos organizada, numa prateleira de madeira, dessas que se fixam nas paredes. Com ela, conseguia ver as lombadas dos livros, manter algum controle e ainda decorava meu quarto. Perfeito.

Mas, conforme fui trabalhando e deixando de me preocupar com frivolidades como roupas e comida, passei a comprar mais e mais livros, e a tábua de cerca de um metro e vinte de comprimento já não era suficiente para acomodá-los. A solução seria comprar uma nova para, talvez, colocar na outra parede e dar alguma simetria ao quarto. Tive essa ideia cerca de uma semana antes de ir para São Paulo, onde passei cinco meses, e, por isso, não consegui colocá-la em prática.

Quando voltei pra Minas, trazendo mais livros, planejava ir ao Mercado Central, onde havia comprado a prateleira para adquirir outra igual. Comecei a tirar os livros dela para limpá-los e vejo que vários deles estavam com as páginas amareladas ou grudadas devido à umidade causada pelas chuvas. Fiquei preocupada e decidi que não seria mais possível usar a prateleira ou manter os livros próximos à parede. Foi assim que eles foram parar em pilhas sobre os móveis e no chão e que percebi que precisava de uma estante.

A pergunta que viria agora é: “Então, por que você não a compra ? Você não está trabalhando?!”. Sim, estou trabalhando (na verdade, estou fazendo estágio, mas isso significa que estou recebendo, logo poderia comprar uma estante, ainda que em parcelas).
Por que não compro

A resposta é simples: não consigo! Primeiro, na minha cidade não há uma loja que venda estantes para livros, apenas para salas, com as aberturas para TV, DVD e etc (Sim, Nova Lima é um fim de mundo, eu sei). Fiquei de ir a Belo Horizonte para procurar, mas ainda não tive tempo, e não tenho coragem de comprar movéis pela internet. Sou muito capiau e gosto de ver o que estou levando.

O pior, porém, e talvez o principal dos motivos é o dilema de gastar o dinheiro com o móvel. Sempre que penso no preço da estante, me pego fazendo cálculos de quantos livros poderia comprar com aquela quantia e… desisto! Ora, penso, não faz sentido gastar dinheiro com uma estante porque se o fizer não terei como comprar novos livros.

Tenho noção de que o racicíonio é bobo: sei que já há livros suficientes para uma estante pequena e que ela não consumirá todo o dinheiro que ganharei na vida, mas não consigo largá-lo. Penso desse jeito desde que percebi que ficava sem dinheiro quando comprava as coisas.

Essa grande descoberta me levou à conclusão, quando criança, de que era uma idiotice comprar uma carteira: pra que comprar algo que serve para por o dinheiro se ficaria sem dinheiro ao comprá-lo?! É por isso que, até hoje, aos 23 anos, eu nunca comprei uma carteira. Continuo com a mesma que ganhei do meu irmão, há uns dez anos, e, coincidência ou não, o dinheiro continua lá…

Caso eu vença essa barreira psicológica e consiga comprar uma estante, queria uma como essa aí da foto. Linda, não?
3 Responses to “Desejo do dia”

  1. 1 Anice Lima

    Desiree, eu não conhecia este seu lado humoristico… muito bom!beijinhosanice

  2. 2 Desiree

    Pois é, Anice! Que bom que achou engraçado. Eu me divirto muito escrevendo. É muito terapêutico. Fico muito feliz por acompanhar o blog, viu? Obrigada Abração

  3. 3 Bruna

    Compre uma estante usada, em algum desses locais que vendem móveis usados. É igual comprar roupa em liquidação, tenm que andar. Mas vale a pena. Pq vc compra uma coisa semi nova mesmo (não é igual carro semi novo localiza com 100 mil km rodados) e paga quase nada. E eles costumam fazer frete. Besos


Deixe um comentário

