Desejo do dia

21maio09

Futebol pensante

Durante o treinamento da Folha, uma das tarefas foi acompanhar um repórter fotográfico do jornal numa de suas pautas para observar como era seu trabalho. Na minha vez, fui com o fotógrafo de esportes ao CT do Palmeiras para a cobertura de treino antes de um dos jogos do Campeonato Brasileiro do ano passado.

No dia seguinte, minha colega e hoje grande amiga, Renata, me perguntou o que tinha achado de conhecer o CT. “Gostei, mas achei os jogadores meio bobos, meio infantis. Eles têm umas brincadeiras que lembram meus colegas de primário”, ao que ela respondeu: “Ué! Que que você queria? Que eles fossem filósofos?!”.

Antes que respondesse “Sim! Como você sabia?!”, minha outra amiga que participava da conversa, a Catharina, me perguntou se já tinha visto um vídeo do Youtube de uma partida de futebol entre filósofos, que é esse aí em cima.

Ainda não tinha, mas vi logo em seguida. O jogo era Grécia contra Alemanha e, pelo que entendi, era uma espécie de final de Copa do Mundo. Como a proposta é totalmente estapafúrdia, qualquer coisa era perdoável, desde o anacronismo de Platão e Arquimedes enfrentarem Leibniz e Heidegger, até o modo como filósofos foram retratados.

Não adiantarei muito da partida para não tirar a emoção, mas Nietzsche é representado como um reclamão de pavio curto e recebe cartão por discutir com a arbitragem. Sua marca era de três cartões amarelos em quatro jogos. Seria hoje, salvas as devidas proporções, praticamente um Kléber “Gladiador”.

Se a Copa do Mundo fosse assim, eu certamente seria uma torcedora muito mais empolgada do que sou. É provável que eu torcesse pela Alemanha e, quem sabe, até fizesse parte de uma torcida, organizada e disciplinada, claro, como eles gostam. Torceria com o senso kantiano do respeito ao dever e, caso a seleção acumulasse muitas derrotas, sempre restaria o niilismo nietzscheniano como refúgio.

4 Responses to “Desejo do dia”

  1. 1 Renata Maria

    Ah, que saudade da gente vendo esse filminho. Snif!

  2. 2 Desiree

    Nem fala… Saudades oceânicas… Abração

  3. 3 Catharina

    a-do-rei 🙂 continuo indicando o vídeo e reitero as saudades confessadas acima!!!

  4. 4 Desiree

    Ô, querida! Nem fala das saudades que eu vou chorar aqui no trabalho. hahaha A gente tem que marcar de ir pra terra da Rê, né? Não gosto de praias, mas por vocês, eu iria. Abração e fica bem. Dê


Deixe um comentário

