Desejo do dia

26jun09

Jornais mais honestos

Michael e os impressos

Ao passar em frente a uma banca de revista, vejo que a manchete de um dos jornais era: “Michael Jackson morre aos 50”. Isso me deixou muito triste. Achei um ridículo o jornal ter como manchete algo que já tinha visto na TV, ouvido na rádio e lido na internet.

Fico chateada quando coisas como essas, que são mais frequentes do que gostaria, acontecem. Elas sempre me suscitam grandes perguntas sobre os jornais impressos: por que eles não podem ter uma relação mais franca com o leitor? Por que insistem, muitas vezes, em repetir aquilo que o leitor já viu em outros meios como se estivessem dando em primeira mão ou como se fossem o retrato fiel do que houve de mais importante no mundo?

Sou contra as projeções pessimistas de que os impressos estão fadados ao fim, mas não vislumbro grandes possibilidades de sobrevivência enquanto os jornais continuarem a agir como se o leitor não tivesse outras formas de se informar e acreditarem que as pessoas continuarão a pagar para ler o que já leram à exaustão e gratuitamente na internet. É, no mínimo, contraditório que uma atividade que é tão voltada para o mundo dos fatos aja dessa forma.

Espero sinceramente os jornais passem a tratar o leitor de forma mais honesta e ofereçam informações que valham os R$ 2,50 que ele paga diariamente, mas acho que isso ainda vá demorar muito tempo. Até lá, nos resta amargar manchetes repetitivas e tão frias quanto, perdoem a indelicadeza, o cadáver de Michael.
Anúncios


No Responses Yet to “Desejo do dia”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: